Pedagogia de fronteira

R$0.00

Pedagogia de fronteira: um olhar para as aulas de espanhol como língua adicional
PDF
Jorgelina Tallei
Valdiney da Costa Lobo
Viviana Gómez Valencia
Jaime Andres Mellado Díaz
Ully Lages Coelho

Pedagogia de Fronteira é um livro que revela como professores que atuam em região de fronteira planejam atividades para seus estudantes, a fim de provocar transformações e (re)construir realidades que espelhem formas mais plurais e equânimes de existência. Em pouco mais de 84 páginas estão descritas atividades realizadas durante os anos de 2020 e 2021 (perído da pandemia) com docentes das escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Elas apresentam a fronteira como espaço de luta, de vida, de equidade e de desenvolvimento para a promoção da cidadania. O leitor de Pedagogia de Fronteira terá contato com práticas, conteúdos e realidades peculiares que podem servir de inspiração para novas práticas pedagógicas que considerem a diversidade e a multiculturalidade como base fundamental de criação.

Ficha Técnica

1ª ed.
PDF
84 p.
ISBN 978-65-87033-48-8
1. Educação. I. Tallei, Jorgelina. II. Lobo, Valdiney da Costa. III. Valencia, Viviana Gómez. IV. Vidal, Karla (Ilustradora). V. Título.

SKU: eb0045 Categorias: , ,

Descrição

Pedagogia de fronteira: um olhar para as aulas de espanhol como língua adicional
PDF
Jorgelina Tallei
Valdiney da Costa Lobo
Viviana Gómez Valencia
Jaime Andres Mellado Díaz
Ully Lages Coelho

Pedagogia de Fronteira é um livro que revela como professores que atuam em região de fronteira planejam atividades para seus estudantes, a fim de provocar transformações e (re)construir realidades que espelhem formas mais plurais e equânimes de existência. Em pouco mais de 84 páginas estão descritas atividades realizadas durante os anos de 2020 e 2021 (perído da pandemia) com docentes das escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Elas apresentam a fronteira como espaço de luta, de vida, de equidade e de desenvolvimento para a promoção da cidadania. O leitor de Pedagogia de Fronteira terá contato com práticas, conteúdos e realidades peculiares que podem servir de inspiração para novas práticas pedagógicas que considerem a diversidade e a multiculturalidade como base fundamental de criação.

Sobre os autores

 

Jorgelina Tallei é fronteriza. Professora de espanhol como língua adicional na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). É coordenadora do projeto Pedagogia de Fronteira na UNILA, desde 2016. Pesquisadora do portunhol fronterizo.

Valdiney da Costa Lobo é carioca transfronteiriço, doutor em linguística aplicada interdisciplinar (UFRJ), lecionou espanhol por 13 anos na Educação Básica e atualmente é professor da área de Letras e Linguística da Unila.

Viviana Gómez Valencia é Colombiana. Licenciada em Ciencias Sociales. Estudante do curso biologia ecología e biodiversidade da UNILA. Foi Bolsista do projeto Pedagogia de Fronteira no ano de 2021.

Jaime Andrés Mellado Díaz. Estudante de Licenciatura em Letras, Espanhol e Portugués como lingua estrangeira, Produtor musical e Raper chileno.Foi bolsista do projeto Pedagogia de Fronteira em 2020.

Ully Lages Coelho é artesã, atriz e estudante de bacharelado em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar pela Unila e licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicesumar. Foi bolsistas do projeto Pedagogia de Fronteira no ano de 2020.

Ficha Técnica

Autores: Jorgelina Tallei, Valdiney da Costa Lobo, Viviana Gómez Valencia, Jaime Andres Mellado Díaz e Ully Lages Coelho
Edição: Karla Vidal e Augusto Noronha
Capa e ilustrações: Karla Vidal
Projeto Gráfico e Diagramação: Karla Vidal
Revisão: Augusto Noronha

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pedagogia de fronteira”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…