Descrição
Formação de professores e profissionalização docente: práticas situadas
PDF
Márcia Andréa Almeida de Oliveira (Organizadora)
Este livro é fruto do II Seminário de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, realizado online em 2021, visando repensar as práticas docentes durante a pandemia. Reúne textos de professores e pesquisadores sobre formação de professores, destacando experiências no Ensino Remoto e a integração entre teoria e prática na construção do conhecimento pedagógico.
Dividido em três partes, o livro explora a formação de professores em contextos diversos, dispositivos de formação docente e avaliação formativa. Destaca-se a análise da formação docente na Finlândia, práticas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto e ferramentas metodológicas inovadoras no contexto de ensino mediado por tecnologias digitais.
Com foco em dispositivos didáticos e avaliação formativa, apresenta-se a importância da reflexão situada do professor em formação inicial e continuada. Destacam-se práticas de formação continuada, sequências didáticas formativas e a valorização da pesquisa como elemento formativo para os profissionais da educação.
Essa coletânea oferece um amplo panorama teórico e prático sobre a formação de professores, ideal para profissionais, pesquisadores e estudantes que buscam inovação e aprimoramento na área educacional.
Sobre a organizadora
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2013), com estágio doutoral na Universidade de Genebra, pós-doutora (visitante) na Faculdade de Pós-graduação em Educação de Harvard (2018-2019) e pesquisadora convidada (2022-2023) do Grafe-Prisme (Programa de Pesquisa em Engenharia Didática: Conhecimento da Linguagem, Mediação Educacional e Ensino), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FAPSE/UNIGE). Professora adjunta na Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Letras (Licenciatura Língua Portuguesa) e no programa de pós-graduação ProfLetras. Coordenadora do grupo de pesquisa LED (Literacia e Engenharia Didática), do projeto de extensão Literacia: mudando vida para além das palavras e do projeto de pesquisa A formação de especialista em literacia e seu impacto no desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Didática das Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: literacia, engenharia didática, formação de professores e gestos didáticos/profissionais.
Ficha Técnica
Capa e Projeto Gráfico: Karla Vidal
Diagramação: Augusto Noronha e Karla Vidal
Revisão: a organizadora
Editores: Augusto Noronha e Karla Vidal (Pipa Comunicação – http://www.pipacomunica.com.br)
Realização:Comissão Científica do I Seminário de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: ressignificando práticas docentes no ERE
Avaliações
Não há avaliações ainda.